Guías de Viaje

Ascensão ao Auyantepuy (Parte 2/4)

 

Continuação do relato de uma ascensão ao Auytantepuy (parte 2/4). Para ver o inicio clique aqui.


Dia 2: Desde acampamento Guayaraca ao Peñón

Saímos cedo do acampamento Guayaraca. Depois de uma corta caminhada por a savana, adentramos em um pequeno bosque, que atravessamos em mais de meia hora, para depois emergir em outra savana imensa, com o Auyantepuy à destra, que se divisava de tempo em tempo, quando as nuvens permitiam. Era uma savana com muitas partes empantanadas, que havia que cruzar. Aqui é quando você se pergunta por que demorou tanto tempo escolhendo a cor das botas: aqui todas se tornam de uma cor só, cor de barro.

Sendero no bosque
Sendero no bosque

Cruzando a savana
Cruzando a savana


O bosque úmido tropical

Cruzando um pequeno rio
Cruzando um pequeno rio no bosque úmido

Vista através de um claro
Vista através de um claro

Depois da savana, chegamos de novo a um bosque. Aqui é donde você entende bem aquilo que se estuda na escola sobre “Bosque úmido tropical”. Não cabe dúvida de que é um bosque, é úmido (as resvaladas ao pisar sobre certas pedras lembravam pra nós), e o calor identifica o “tropical”. Ali empeço a ascensão. Foi longa, difícil, esgotante, pero formosa. De vez em vez, um claro entre as árvores mostrava uma vista gratificante. Finalmente, o esforço se viu recompensado e chegamos ao segundo cume. Na saída do bosque, o Auyantepuy se mostrava diante nós.

Preparados para o almoço abaixo da roca
Preparados para o almoço abaixo da roca

A parede do Auyantepuy
A parede do Auyantepuy

Debaixo de uma roca imensa almoçamos. Depois, saímos até o tepuy. Ali empeço uma ascensão por uma picada muito empinada para logo seguir por outras sendas no meio das rocas, até chegar ao novo acampamento chamado “El Peñón”.

El Peñón que serve de refugio
El Peñón que serve de refugio

Tomando um banho frio
Tomando um banho frio

El Peñón é uma roca imensa, debaixo da qual podem caber umas 10 lojas de campanha. Muito perto está um pequeno rio, onde os mais valentes e resistentes para o frio podem se banhar.

Vista de um tepuy próximo
Vista de um tepuy próximo

Os invitamos a prosseguir nossa excursão. Já bem de perto do cume. Na próxima pagina narramos a chegada ao cume do Auyantepuy. Clique aqui para continuar.

Traducción realizada por Pedro Isea Herrera

Espacio Publicitario



Fin Espacio Publicitario

Espacio Publicitario



Utilizamos Cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias.
Más información en Terms of use
© venezuelatuya.com S.A. 1997-2024. Todos os direitos reservados. RIF J-30713331-7 US 1388
Powered by Globalwebtek.com