Guías de Viaje

Ocumare de costa

Ocumare da Costa desde o Mar
Sector do Playón de Ocumare da Costa desde o Mar

Ocumare da Costa é um dos destinos mais interessantes e menos conhecidos na Venezuela. O prazer da sua visita começa muito antes de chegar: partindo do Limón, no Maracay (Autopista regional do centro, saída de Tapa Tapa), você tem que atravessar a montanha que separa a cidade de Maracay do mar, cruzando o Parque Nacional Henri Pittier, o parque nacional mais antigo da Venezuela e um dos mais belos. O caminho, curva trás curva, se eleva progressivamente até chegar ao Rancho Grande, em plena selva úmida tropical onde freqüentemente se forma neblina, até iniciar um belo descenso para a costa. Depois de um percorrido de 40 quilômetros se chega ao formoso povo de Ocumare da Costa. A propósito, uma vez por ano, no final do mês de Janeiro, você tem uma oportunidade única de fazer este percorrido a pé (na caminhada de peregrinação de São Sebastião)

Neblina na via para Ocumare
Neblina na via para Ocumare

Bambus na via para Ocumare
Bambus na via para Ocumare

Ocumare da Costa está dividido em duas partes: a primeira que você se encontra é propriamente Ocumare, donde está a igreja e mora boa parte da povoação. Esta parte se encontra afastada da praia. A outra parte, que si está ao lado do mar, se chama “El Playón” e é donde se encontram a maioria das pousadas, restaurantes e casas de férias. Como seu nome sugere El Playón é a praia do Ocumare da Costa, é uma boa praia donde você pode ir sem necessidade de usar barco para ir aos outros lugares próximos.

Igreja do Ocumare, dedicada ao São Sebastião
Igreja do Ocumare, dedicada ao São Sebastião

Casa ao lado da praça Bolívar
Casa ao lado da praça Bolívar

Passeios pela costa desde o embarcadouro de “La Boca”

Outra parte chamada “La Boca” é donde se encontram os “peñeros” (pequenos barcos) que pescam durante a semana e transportam turistas aos diferentes passeios pertos, como são La Ciénaga e Baía de Cata ou também lugares mais afastados como Choroní, Cepe e Chuao, ou inclusive até Puerto Cabello. Os passeios pelas costas de Aragua são muito interessantes: além de mostrar umas lindas vistas desde um mar com uma cor muito bela, você tem alta probabilidade de conseguir delfins.

Delfins na costa de Aragua
Delfins na costa de Aragua, em frente da Cata

Delfim
Um delfim que se acerca e se deixa fotografar

Nossa recomendação é sempre chegar muito cedo para conseguir um bom lugar na praia que vai visitar. Mas, não se preocupe, na La Boca se pode comer umas saborosas empanadas, com cafezinho ou sucos. Também vai ter oportunidade de ver aos “peñeros” na boca do rio e aos pescadores arranjando suas redes.

Peñeros na Boca
Peñeros na Boca

Pescador arranjando sua rede
Pescador arranjando sua rede

A Ciénaga - Cata - Cuyagua - Cumboto

Ocumare da Costa é o passo obrigatório para ir às outras praias que você não pode deixar de conhecer, como são Cata e Cuyagua. O percorrido à Cata só dura uns minutos, o de Cuyagua, é mais longo pero o caminho é muito belo e tem umas vistas que bem valem a pena. Por outro lado à Ciénaga, só se pode chegar por mar e por isso tem menos gente, pero é um dos nossos destinos favoritos. Outro lugar interessante na proximidade que invitamos a explorar é Cumboto. Não deixe de visitar esses destinos, que enlaçamos mais adiante.

Armando José Moreno Valdez: um artista plástico do Ocumare

Na casa número 5 da Rua Colón, têm sua oficina um artista plástico dedicado a talhar a madeira. Trabalha principalmente com resto de madeira ou com troncos de árvore, que ele converte em interessantes esculturas, como mostramos a seguir.

Armando Moreno
Armando Moreno

Francisco de Miranda
Francisco de Miranda

Os Nonnos: cozinha mediterrânea de primeira qualidade

No setor do Playón, se encontra um dos melhores restaurantes da costa central da Venezuela: Os Nonnos (avós), um lugar que um amante da boa cozinha não pode deixar de conhecer. Os segredos culinários da Nonna, uma encantadora siciliana, e de seu esposo, foram transmitidos ao seu filho Franco e aos cozinheiros locais que preparam e oferecem esquisitos pratos como sopa “fosforera”, o Fideua (uma espécie de paella feita com massa em vez de arroz), pizzas e, é claro, pesca fresca do dia, com deliciosos pescados e mariscos. A família D’Orazio está logrando que Ocumare da Costa, além de ser recordada pelas suas paisagens, pelos interessantes percorridos que se podem fazer e pelas deliciosas empanadas que se podem comer na praia, também seja recordada por uma deliciosa cozinha, num lugar muito agradável. Quase esquecemos: um pequeno conselho: si você vai comer nos Nonnos, deixe espaço no seu estômago para um prato único: o queijinho de cacau.

Os esposos D’Orazio
Os esposos D’Orazio

Fideua
Fideua

A fundação "Ocumare somos Todos"

Samuel Rondón é provavelmente um dos dirigentes vicinais que conhecemos mais comprometido com sua comunidade. Promotor da fundação “Ocumare somos todos”, trabalha incansavelmente para transformar esta “costa de ouro” em um dos melhores destinos turísticos, não só de Aragua, senão de toda Venezuela. Com um grupo de colaboradores e apoio das emissoras de radio “Costa de Ouro FM 90.7”, se ocupam de conscientizar aos habitantes para que o lugar e as praias fiquem impecavelmente limpos, para que a atenção ao visitante seja memorável e ele queira regressar sempre ao Ocumare da Costa e às maravilhosas praias próximas como são A Ciénaga, Baía de Cata e Cuyagua.

Samuel Rondón
Samuel Rondón

Ocumare Somos Todos
Logotipo fundação "Ocumare somos Todos"


Expressões musicais

Ocumare da costa também é música e tambores. Nós lhe invitamos a ver uns grupos locais que vão lhe encantar:

Continue sua viagem pela “Costa de Ouro”

Clique sobre a foto do lugar que quer visitar

A Ciénaga


A Ciénaga

Um verdadeiro paraíso muito perto do Ocumare da Costa

Cata


Cata

Uma das praias mais belas e tradicionais da Costa Aragüeña

Cuyagua


Cuyagua

Lugar ideal para a prática do Surfe

Cumboto


Cumboto

Refugio antigo de escravos, hoje lugar de descanso e de produção de tambores


Traducción realizada por Pedro Isea Herrera

Ver además

Aragua - El estado Aragua se encuentra situado en la región centro- norte de Venezuela, siendo sus límites el mar Caribe por el norte; el estado Guárico por el sur; los estados Vargas, Miranda y Guárico por el este y Carabobo y Guárico por el oeste. Su nombre, es

La Expedición de Miranda - La Expedición llevada a cabo por Francisco de Miranda en 1806 tuvo como finalidad, iniciar a partir de Venezuela una serie de acciones destinadas a promover la independencia en la América hispana. Para desarrollar esta empresa Miranda desembarcó en Nueva

Juan Bautista Bideau - Marino francés que estuvo al servicio de la Independencia de Venezuela, quien salvó la vida a Simón Bolívar en las playa de Ocumare de la Costa. Algunos historiadores escriben su apellido de diversas maneras tales como Bidot, Vidault, Videau, pero la verd

Fiesta de San Juan - El 24 de Junio es el día más largo del año, posterior al solsticio de verano, ese día en los estados centrales Aragua, Miranda, Vargas y parte de Carabobo, entre otros muchos de nuestra Venezuela, se celebra una fiesta que reúne infinidad de devotos, se t

Diego Bautista Urbaneja Sturdy - Abogado y coronel de la causa republicana. Fueron sus padres Manuel García de Urbaneja y Anastasia Sturdy de La Torre. Licenciado en derecho civil de la Real y Pontificia Universidad de Caracas. Para 1810, cuando se producen los acontecimientos del 19 de

Espacio Publicitario

 


Fin Espacio Publicitario

Espacio Publicitario



Utilizamos Cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias.
Más información en Terms of use
© venezuelatuya.com S.A. 1997-2024. Todos os direitos reservados. RIF J-30713331-7 US 1870
Powered by Globalwebtek.com